Quando somos apresentados a BSAA pela primeira vez em Resident Evil 5 (2009) nos dá uma sensação de novidade, por conta de que vemos Chris Redfield trabalhando novamente com um grupo militar e também pelo impacto inicial que o jogo nos dá de que Jill Valentine havia morrido. Na medida em que avançamos no enredo podemos perceber que aqui se inicia um novo ciclo ao redor de Chris.
A BSAA se figura como um grupo de anjos da guarda que livrarão o globo da ameaça biológica (Sem ironia) não importando fronteiras. Isso é muito bom, na medida que somos apresentados a um leque de personagens novos, também da BSAA, como o capitão da equipe Delta Josh Stone e sua aprendiz Sheva Alomar.
Emblemas das filiais regionais da BSAA
Em Resident Evil Revelations (2012) vemos a BSAA como uma organização de assistência para a FBC
(Comissão Federal de Bioterrorismo) que lidava com os emergentes casos de ataques de BOWs (Armas Bio-Orgânicas) em diversos lugares. A BSAA fora fundada há algum tempo antes pelos chamados 11 originais e foi ganhando legitimidade com o passar de que o legado negro da Corporação Umbrella "infectava" o mundo.
Por conta de um plano calculista e ganancioso do chefe da FBC (Morgan Landsdale) de se promover politicamente usando a crise e o trauma dos ataques biológicos que ocorriam. Ele é exonerado do cargo e a FBC é desmantelada e seus recursos são transferidos para a BSAA, a atual linha de frente do mundo contra as BOWs.
Sendo financiada pelo Consórcio Farmacêutico Global e as Nações Unidas, a BSAA nos anos seguintes se encontrava na vanguarda do conflito.
"Bem-vindo a África"
Em 2009 a BSAA interceptava um traficante de armas biológicas chamado Ricardo Irving, que estava se escondendo e usando como base uma região bastante hostil na África Ocidental, por conta da situação política no local e também de outras atividades criminosas, a BSAA toma medidas bem mais cautelosas inicialmente se portando apenas no levantamento de informações.
Chris chega ao local e se junta a agente da BSAA local Sheva Alomar. Chris fica um pouco perturbado com a ideia de trabalhar em equipe de novo com uma parceira já que em uma missão anterior ele perdeu sua parceira e amiga Jill Valentine.
Apesar dos desafios, contratempos e segredos revelados, Chris e Sheva seguem em frente e encontram Albert Wesker, o principal algoz de Chris.
A missão é concluída e ambos os agentes vão embora do local, com Chris agora tendo sua fé e esperança renovada.
Excella Gionne manipulava a BSAA com sua influência
Ao se deparar com Excella Gionne, logo Sheva se dá conta de que como a vilã era a principal acionista da Tricell, que é uma das entidades empresariais que faz parte do Consórcio Farmacêutico Global, ela tinha recursos para manipular a BSAA dando ordens falsas e impedir de que se metessem nos planos de Wesker.
Após isso, Excella é traída por Wesker que a infecta com o vírus Uroboros, dando-a como mais um desafio para Chris e Sheva. Após isso Chris e Sheva cercam Wesker e o derrotam definitivamente, salvando o mundo da ameaça do Uroboros.
BSAA lida com uma ameaça muito maior ao mundo (2012-2013)
No fim de 2012 a BSAA se dirigiu até a Europa Oriental para lidar com um uso massivo de armas biológicas. Chris Redfield retorna com a assistência de Piers Nivans para conter o ataque, porém aqui a situação política do mundo todo fica bastante abalada.
Com o passar dos dias a BSAA consegue controlar a situação, com uma inesperada fonte de esperança surgindo em meio aquela batalha.
"Mulher misteriosa" dizima os soldados da BSAA
Enquanto vasculhavam os locais em busca de terroristas e eventualmente, sobreviventes. Uma mulher se apresenta dizendo ser uma sobrevivente, logo ela é colocada sob custódia. As coisas logo ficam estranhas e os soldados são pegos por armadilhas, então a mulher se revela a verdadeira ameaça e responsavél por toda aquela situação horrível e infecta os soldados com o agente viral C-Vírus.
Com o caos em volta, Chris tenta salvar seus homens em meio ao caos, mas acaba
batendo a cabeça e ficando inconsciente.
A morte do presidente dos Estados Unidos
No começo de 2013 em um ataque biológico a uma universidade em que o presidente dos EUA iria palestrar e revelar a verdade sobre o Incidente de Raccoon City. A BSAA já começava a mostrar sinais de "degradação". Uma divisão do Serviço Secreto (DSO) foi criada para lidar com ataques biológicos em território americano. O ataque acabou vitimando milhares de pessoas e o próprio presidente americano, com a BSAA não podendo fazer nada e caindo ainda mais em descrédito com a população.
Ataque bioterrorista em Nova York
Passado alguns anos do ataque global e da morte do presidente dos EUA, a BSAA novamente tem que lidar com um ataque em solo americano, pior ainda, no coração de Nova York.
Muitas pessoas foram mortas e feridas nas ruas de Manhattan criando um caos total em questão de poucas horas
Uma unidade da BSAA de operações especiais conteram o ataque, porém o estrago à cidade, a vida das pessoas e ao orgulho americano após pouco tempo da morte de seu presidente tragaram as correntes bem mais fundo nos pés da BSAA, sendo puxada aos poucos para o fundo.
BSAA se une ao Serviço Secreto
No fim derradeiro a BSAA faz uma parceria com o DSO para derrotar o culpado por tudo aquilo, um traficante de armas biológicas chamado Glenn Arias. As baixas acabaram impactando na confiança do país e na sua força em dar uma resposta e um fim ao bioterrorismo.
Esses últimos eventos colocaram na mente das pessoas que a BSAA estava desatualizada ou até mesmo despreparada para como as táticas dos bioterroristas e das BOWs.
Incidente de Dulvey, Louisiana (2014-2017) - Onde estava a BSAA?
Durante todo o período que seguiu dos eventos em Dulvey, nada foi visto sobre a BSAA no local, e isso levanta algumas questões. No fim vemos Chris Redfield, mas ao contrário do que imaginávamos ele estava prestando serviço para a Umbrella Corporation (que voltou da falência em 2007 por conta de uma lei norte-americana) em uma atividade aparentemente conjunta com a BSAA.
A Umbrella aqui nos é reapresentada como mais uma força para combater o bioterrorismo, por mais irônico que isso possa parecer. Agora respondendo ao governo e não mais a iniciativa privada, a Umbrella (pelo que se pode deduzir) pode atuar livremente em incidentes biológicos por todo o EUA e alguns países aliados por intermédio da Otan. Já a BSAA o que se pode pensar é que ficou em segundo e terceiro plano por conta do que houve nos últimos anos.
O Cerco a Mãe Miranda (2021) - Usar a tática do inimigo para combate-lo?
Um ponto alto no enredo de Resident Evil 8/Village (2021) foi ao vermos Chris Redfield ainda usando equipamentos da Umbrella e não mais trabalhando com a BSAA e se mostrando contra as ações da mesma, que aparentemente estão bem irresponsáveis e inconsequentes. Pode-se perceber que os equipamentos deles foram atualizados, mas talvez sem a participação do Governo Americano e sim pela iniciativa privada, também por países não-aliados aos EUA e o Ocidente.
BSAA usando armas biológicas como soldados?
Seria um excelente motivo para Chris e talvez seus amigos
mais próximos na Aliança Militar, como Jill Valentine (sem aparecer desde
2009), Sheva Alomar, Parker Luciani, Josh Stone, etc., saírem da BSAA por conta
das ações dos superiores da mesma nos últimos anos. Chris agora parece agir de
forma independente. Ele tem nome e experiência suficientes para isso, agora com
um novo grupo que realmente são seus amigos da BSAA, principalmente da missão
no Deserto de Mojave (2014).
Seu novo grupo se chama Hound Wolf Squad (Esquadrão Lobos de
Caça) e podemos ver a amizade e camaradagem entre eles. Após o resgate de Mia
Winters e sua filha Rose, Ethan Winters decide ficar para trás para colocar um
fim em toda aquela situação e nas pessoas que fizeram mal à sua filha. Na
embarcação da Wolfpack, um dos amigos de Chris chama sua atenção ao mostrar
algo que Chris concluiu como sendo imperdoável. Um soldado da BSAA que era na
verdade um BOW, levantando uma série de perguntas na cabeça de Chris que decide
traçar percurso imediato para a sede europeia da BSAA.
Conclusão
Com o passar do tempo e dos eventos, a BSAA passou a ter
pouca ou nenhuma credibilidade, não só nos EUA e países aliados, mas também
entre seus próprios membros. Tudo o que foi dito aqui são apenas fatos
mostrados em jogos, filmes canônicos, animações e eventos em mangás, com um
pouco de dedução e teoria minha. Resident Evil 8/Village deu uma baita gancho
para que essas questões possam ser resolvidas no Resident Evil 9, Revelations 3
ou em qualquer outra mídia canônica. Estou no aguardo e bastante ansioso por
isso.
Muito obrigado por ler meu primeiríssimo artigo do blog.
Tentarei melhorar ainda mais, e a cada evolução, espero vocês aqui comigo.
Muito obrigado mesmo.
por
Angelo Finelon
Comentários
Postar um comentário