Contos e fábulas que poderiam voltar ou começar a ter adaptações
Na minha infância havia muitas fábulas adaptadas para animações, a minha preferida na época era “O Patinho Feio” de 1997 e depois o clássico “O Rei Leão” de 1994. Hoje em dia as animações em 2D estão cada vez mais escassas em Hollywood, fazendo com que a indústria de animação japonesa se fortalecesse ainda mais no ocidente com inúmeros animes com temas e enredos variados.
Os contos de fadas e fábulas ganharam uma nova roupagem no início dos anos 2000 com a chegada de Shrek aos cinemas. Uma animação em 3D e uma releitura dos contos clássicos de maneira irônica e divertida, porém essa foi uma característica que funcionou para a produtora de Shrek, a DreamWorks Animation.
Há muitos contos de fadas que seriam belos de serem adaptados, alguns outros poderiam voltar já que estão meio que esquecidos. Então, vamos imaginar alguns?
Cachinhos Dourados e os Três Ursos
O conto de Cachinhos Dourados já foi adaptado algumas vezes para outras mídias, mas sua primeira adaptação para animação ocorreu em 1935, feita pelo estúdio de animação Fleischer.
O conto é sobre uma menina que se perde em uma floresta ou foge de casa, que acaba encontrando uma casa e ao entrar se depara com 3 tigelas de sopas prontas, 3 cadeiras e 3 camas de tamanhos variados.
Cachinhos prova cada uma das sopas e acaba tomando a que está com a temperatura ideal, com as cadeiras ela fica na mais confortável e com as camas também fica na mais confortável para ela, assim adormecendo. Os ursos chegam e encontram as sopas tomadas, as cadeiras mexidas e a linda Cachinhos na cama do urso filho.
A estória nas adaptações geralmente trabalha com dois finais. Um ela sai correndo da casa até voltar pedindo desculpas para a mãe e no outro ela é adotada pelos ursos, como vimos no filme Gatos de Botas 2.
Acredito que essa estória sendo muito bem adaptada em um filme animado seria belíssima e mágica, caso seja bem feito e respeitando os personagens e o conto original.
O Patinho Feio
Indo agora para o lado das fábulas, uma que adoro é a estória de o Patinho Feio.
Escrito pelo escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (mesmo autor de A Pequena Sereia) em 1843. O Patinho Feio é um clássico e tido como um dos principais sinônimos do ditado “Nunca julgue um livro pela capa” e “que não deve se levar pelas aparências”.
O Patinho Feio já foi adaptado para animação três vezes, sendo a primeiro em 1931, a segunda em 1939 e a terceira em 1997.
Ele seria um excelente personagem para se pôr em Shrek 5 ou até mesmo em um vindouro Gato de Botas 3. Poderiam recontar essa estória em mais um lindo filme 2D com efeitos atuais e uma excelente trilha sonora.
Eu assistia bastante a adaptação de 1997 quando passava na TV ou em VHS na escola, sempre me emocionava com a estória e o protagonista.
O Patinho Feio é um desengonçado pato que nasceu um pouco diferente de seus irmãos e por isso ficava bastante solitário e isolado dos outros animais. Sua mãe o amava muito, tal como amava seus irmãos.
Após muitas aventuras, o tempo passa e vemos que aquele incompreendido patinho na verdade era um majestoso cisne. Eu amo esse Plot Twist e como esse conto está meio que esquecido hoje em dia e que a nova geração talvez não o conheça, seria ótimo um novo filme animado contando essa linda estória.
O Homem-Biscoito de Gengibre
O conto do Homem-Biscoito de Gengibre é pouco conhecido do público em geral, mas a sua participação na franquia de filmes “Shrek” é mundialmente conhecida, bem como todas as cenas cômicas com ele.
O conto consiste em uma senhora que assa um biscoito de forma humanóide que subitamente ganha vida e ao fugir, passa a ser perseguido pelos animais e moradores locais. A cada um que aparece para tentar capturá-lo ele diz “Corram, corram, corram o mais rápido que puderem, pois vocês nunca irão me pegar. Sou o Homem-Biscoito de Gengibre”.
Uma animação, mesmo de curta duração desse personagem seria incrível. Se bem que vem em minha mente a versão dele nos filmes do Shrek, creio que na mente de todos vocês também né?
Rapunzel
Eu sei que vocês irão citar o filme “Enrolados” da Disney, feito em 2010. Mas eu me refiro a um filme aos moldes dos antigos, um 2D com excelentes efeitos.
A Rapunzel é uma das princesas mais conhecidas do mundo, fazendo parte do que eu chamo de “a trindade das princesas” com Branca de Neve e Cinderela.
Sei que fazer animação de cabelos em 2D é bem complicado, vi como os japoneses penam nos animes e por tanto, por isso Walt Disney talvez não pôde adaptar o conto na época.
O conto começa com a mãe de Rapunzel grávida dela e desejando comer os rabanetes do jardim de uma bruxa, quando seu marido foi pego os roubando, a bruxa passou a querer o bebê.
Os cabelos de Rapunzel passaram a crescer e ter um tom dourado brilhante, parecendo cabelos élficos. A bruxa prende Rapunzel em uma torre sem entradas, apenas com uma mera janela da qual a bruxa visita Rapunzel e sobe a torre usando seus cabelos.
O príncipe local ouve o cantar de Rapunzel e sobe a torre também usando suas madeixas douradas. Quando a bruxa descobre, ela corta os cabelos de Rapunzel e o príncipe acaba caindo em vários galhos com espinhos, ficando cego.
A bruxa expulsa Rapunzel para um deserto e ela acaba sendo encontrada pelo príncipe graças à audição dele. Ele tem seus olhos curados pelas lágrimas dela. Ambos se casam e vivem felizes para sempre.
Eu imagino em minha mente uma adaptação em anime de Rapunzel, com uma animação bem fluída com traços belíssimos.
Quais outros contos vocês gostariam de ver serem bem adaptados ou serem adaptados pela primeira vez?
Comentários
Postar um comentário