Minha interpretação sobre como foi a vida de Yasuke
Há algum tempo, discute-se sobre quem foi Yasuke e como viveu sua vida. Ele era um africano, de origem desconhecida, que foi catequizado e levado ao extremo oriente para servir em missão. Seu nome original africano é desconhecido, assim como seu nome cristão (caso tenha recebido um). O único nome conhecido é o nome japonês que ele recebeu de Oda Nobunaga.
Neste texto, proporei uma interpretação respeitosa sobre como pode ter sido a vida de Yasuke no Japão. Yasuke teria chegado ao país na década de 1580, acompanhando os jesuítas, e se tornado servo de Oda Nobunaga. A partir daqui, farei minha interpretação sobre como deve ter sido sua experiência no Japão.
Acredito que o primeiro impacto visual dos japoneses em relação a Yasuke tenha sido o fato de ele ter a pele escura. Isso foi uma novidade e despertou a curiosidade de Oda Nobunaga, que quis saber mais, não só sobre Yasuke, mas também sobre o mundo.
Como servo de Nobunaga, creio que Yasuke acompanhava seu senhor aonde ele fosse, carregando armas e equipamentos, à semelhança de um escudeiro na Europa medieval. Significa que, por ser apenas um servo, Yasuke não carregava armas próprias? Bom, talvez não exatamente. Ele precisaria cuidar da própria segurança e, sobretudo, da segurança de Oda Nobunaga.
Apesar de sua posição, o porte intimidador de Yasuke poderia ter levado Oda a confiar-lhe uma arma. Não me refiro a uma arma de fogo, como os mosquetes portugueses, mas a uma katana ou uma espada curta, como uma Wakizashi.
Portar uma katana faria de Yasuke um samurai? Minha resposta é: não. Yasuke serviu a Oda Nobunaga já na fase final de sua vida, por um período de menos de dois anos, se o registro de sua chegada estiver correto.
Agora, apontarei as diferenças entre Yasuke e William Adams, o primeiro inglês a chegar ao Japão e que, de fato, foi um samurai. Não se sabe com exatidão onde Yasuke nasceu na África, pois ele já estava em condição de escravo ao chegar ao Japão, tendo sido capturado por algum reino africano que fazia comércio com os portugueses.
Acredito que Yasuke tinha grande aptidão física devido ao trabalho braçal que realizava. Também considero possível que ele fosse cristão, já que acompanhava os jesuítas.
Em contraste, temos William Adams, o primeiro inglês a pisar no Japão. Adams tinha treinamento militar e chegou ao Japão em uma época posterior a Yasuke. Ele foi, de fato, um samurai, servindo ao xogum Tokugawa Ieyasu, com quem construiu uma relação duradoura. Adams se casou, fez seu lar no Japão, onde viveu até morrer e ser sepultado.
Essas diferenças não devem ser interpretadas como uma forma de diminuir Yasuke em relação a William Adams, de modo algum. A própria fé de ambos e a maneira como enxergavam Deus eram diferentes: Yasuke provavelmente foi convertido ao catolicismo pelos jesuítas, enquanto Adams era protestante.
Agora, falarei sobre a possibilidade de Yasuke ter se casado e formado uma família no Japão. Como forma de recompensar seus homens, os senhores da guerra japoneses traziam cortesãs para satisfazê-los. No entanto, devido aos dogmas de sua fé, Yasuke pode ter recusado essa prática – ou talvez não. Afinal, o matrimônio é uma das instituições sagradas no cristianismo. Então ele foi casado? Acredito que não, pois o tempo em que ele ficou sob comando de Nobunaga foi muito curto e não daria tempo dele ser presenteado com a possibilidade de se casar..
Não se sabe o que houve com Yasuke após a morte de Oda Nobunaga em 1582, acredito que ele não teria uma vida normal sob o Xogunato Tokugawa. Ele poderia ter sido morto junto de Nobunaga, poderia ter voltado a ficar com os jesuítas, são meras hipóteses.
Comentários
Postar um comentário