Quem é o "Jumpman" dos primeiros jogos de Donkey Kong?
Ainda refletindo sobre o sucesso estrondoso do primeiro filme do Mario (excluindo o filme do Mario dos anos 90), me deparei com uma dúvida: quem é o Jumpman? Embora a Nintendo posteriormente o tenha transformado no Super Mario, algumas mudanças foram feitas na lore, como o Donkey Kong do primeiro jogo, de 1981 (onde o Jumpman aparece pela primeira vez), tornando-se o Kong idoso em Donkey Kong Country, lançado em 1994.
Na minha interpretação, o personagem Jumpman do primeiro jogo do Kong é o pai do Super Mario, tendo Pauline (a moça sequestrada no primeiro DK) como a mãe.
Em Donkey Kong 2, vemos o Jumpman dessa vez seqüestrando o Kong do primeiro jogo, com o seu pequeno filho partindo para o resgate. Logo após Donkey Kong 2, Jumpman passou por uma repaginação, e com as alterações da lore, o personagem foi substituído por Mario.
Jumpman não era um encanador como Mario; ele era um carpinteiro. Levando em conta o filme, poderíamos considerar que o avô de Mario e Luigi fosse o próprio Jumpman, especialmente em termos de caracterização, porém o pai possui mais detalhes que me levam a acreditar que tenha sido ele mesmo o Jumpman.
As características do pai de Mario e Luigi como não possuindo confiança na escolha de carreira dos filhos (referindo-se ao filme) também pode ser interpretado como preocupação com o futuro deles, não querendo que eles se arrependam de sua escolha depois. Mario diz que seu pai o vê como uma piada. Também vemos Donkey Kong fazendo uma excelente piada sobre isso e revelando ter o mesmo problema.
Como o pai de Mario, bem como o pai de Donkey Kong possuem essas características em comum ao meu ver, eles se complementam na minha interpretação de que já se conheciam e já foram inimigos.
Quem sabe podemos ver isso no filme do Donkey Kong que com certeza virá.
Por conta da idade de Mario, fica bem complicado de ele próprio ser o Jumpman. Pois isso iria fazer com que Mario já tivesse uma ex-namorada (Pauline) e estar no seu segundo emprego (encanador), indicando que seu trabalho de carpinteiro não deu certo, bem como o seu relacionamento. Portanto, é carga pregressa demais para o Mario carregar mesmo sendo bem jovem, então faz mais sentido ser o pai a ter vivido essa história.
Os jogos da Nintendo possuem uma determinada complexidade de enredo, porém esse tipo de coisa poderia ser julgado como “inadequada” para os consumidores dos jogos da Nintendo, que abraçam um lado mais family friendly.
Por isso acredito que o Jumpman após a reformulação da lore poderia ser colocado como o pai de Mario e Luigi, com Pauline (Lady no Donkey Kong original) sendo a mãe de ambos.
Comentários
Postar um comentário