Como as Inteligências Artificiais deverão impactar o mundo dos games

 


Em 2022 chegou uma baita novidade: As Inteligências Artificiais. As IAs de geração de imagem e depois veio o ChatGPT.

Hoje em dia já temos IAs que fazem modificações, gerações e inserções de vozes, junto de uma que gera vídeos. Com os novos motores gráficos já encurtando o tempo de um projeto e até podendo trabalhar em outros projetos simultaneamente, as IAs deverão otimizar ainda mais esse processo.

As empresas de jogos Indie sempre trazem ótimas surpresas, mas com as IAs, as produções dessas empresas e desenvolvedores solo podem aumentar.

Um pequeno aceno para a Konami

No campo do roteiro, temos o ChatGPT e outras Inteligências Artificiais de texto que estão surgindo, até mesmo podendo personalizá-las à gosto pessoal para a melhor forma de trabalho.

A greve dos roteiristas de Hollywood, bem como a dos atores colocou em pauta a questão do uso das IAs pelos estúdios e produtoras. Mas a narrativa ainda precisa e sempre terá a necessidade de uma mente humana para transportá-la para as histórias escritas. As entradas, o desenvolvimento e as saídas narrativas não podem ser reduzidos a um mero botão.

Precisam de emoções, dilemas, desafios e conclusões, tudo isso unidos a um conjunto ou em conjunto menores. Porém não quer dizer que não podemos utilizar essa ferramenta e explorá-la da melhor forma possível, até mesmo e principalmente como recurso de aprendizagem.

Na área dos jogos, também tem a questão dos programadores que podem usar para encurtar o tempo de conclusão de um projeto ou até o início de um novo.


Adoraria ver o retorno da franquia F.E.A.R
(Criei essa imagem com IA)


 As IAs que geram imagens estão ainda mais aperfeiçoadas, tudo isso em um período bem breve de tempo, do qual achei que iria demorar anos. Um problema que até então ainda é recorrente é a parte de reproduzir os membros, bem como os dedos, porém isso já está sendo corrigido.

O principal exemplo de Inteligência Artificial que gera imagens é o Midjourney, que vem passando por atualizações frequentes. Ilustrações para criar artes conceituais para criação de mundos e personagens. Jogos com temáticas mais lúdicas de fantasia e até mesmo de terror poderão ter fases e cenários feitos com auxílio de IA.


Nintendo não me processe hehehe


A OpenAI (desenvolvedora de ChatGPT) anunciou sua nova Inteligência Artificial, a Sora.

Sora é uma IA que gera vídeos. A cinemática dos jogos tem evoluído cada vez mais, até mesmo e principalmente nos jogos Indie. Hoje em dia há muitos jogos com cutscenes em tempo real, com uma fluidez na transição de cena para a gameplay e vice-versa.

Creio que as IAs de geração de vídeos irão auxiliar muito nas animações de artes conceituais e para a introdução de novos projetos. No âmbito das animações, essa questão está mais avançada, com até projetos de animes feitos com IA surgindo.


Resident Evil 9


Alone in the Dark


O retorno da franquia Black


Para mim as Inteligências Artificiais foram uma surpresa, pois eu acreditava que elas iriam demorar mais para serem criadas e desenvolvidas. Claro que os esforços e a criatividade humana nunca poderão ser substituídos.

Também há uma discussão recente referente a dublagem. Os dubladores de vários países estão manifestando suas opiniões sobre como será o futuro da dublagem, com muitos realmente preocupados com isso.

Jogos grandes com muitas linhas de diálogos como MMORPGs, jogos de mundo aberto como GTA deverão utilizar muito esse recurso para vozes de NPCs e afins.


Um jogo Survivor Horror com temática Western


Um jogo de terror com temática automobilística


Uma desenvolvedora pequena de jogos Indie, bem como desenvolvedores independentes irá produzir bem mais, com os projetos sendo bem mais breves. Toda essa questão faz lembrar um evento que quase derrubou a indústria de games nos EUA, me refiro ao Crash dos Games de 1983.

Talvez a indústria dos jogos tenha uma inflação de jogos feitos por IA nos próximos anos, mas a maioria desses jogos serão para PC, pois os desenvolvedores pequenos não irão querer gastar muito com o kit de desenvolvimento do PlayStation e do Xbox.

A Nintendo talvez não vá utilizar muitos as IAs em seus projetos, mas isso não quer dizer que suas franquias não serão pirateadas com jogos de Pokémon sendo feitos com IA.

Vários jogos possuem códigos-fonte abertos, com a Unreal Engine 5 também aberta, também com as IAs, vários projetos engavetados e até mesmo independentes devem acontecer.

Eu não estou dizendo que as Inteligências Artificiais irão melhorar ou piorar os games ou o entretenimento, porém é uma ferramenta nova que já está sendo usada e aperfeiçoada.

Há muitas empresas focadas em jogos de serviço e mobile, como eles querem obter lucro o mais rápido possível, o uso de IA será em quase tudo. A maioria dessas empresas desenvolvedoras é chinesa e pertencem há algum conglomerado como a Tencent.

Creio que no ramo do entretenimento as Inteligências Artificiais irão impactar bem mais o mundo dos games do que nas demais categorias de entretenimentos e mídias.

 


Comentários

Postagens mais visitadas